3. Apreciando e considerando as artes de ser e fazer dos alunos da EJA: Encaminhamentos finais
O cotidiano se inventa com mil maneiras de caça não autorizada.
(Certeau )
No curso dessa pesquisa, as categorias obtidas a partir da análise dos dados coletados, foram relacionados às práticas artístico-culturais que: 1. estão presentes nas comunidades atendidas; 2. são vivenciadas pelos alunos como integrantes; e 3. se fazem presentes na escola. Chegamos assim aos dados abaixo apresentados:
3.1 . Práticas artístico-culturais presentes nas comunidades atendidas
GRÁFICO 01
A partir do gráfico 1 podemos observar a presença significativa de práticas artístico-culturais nas comunidades atendidas, sendo a Capoeira, com 34%, e o Hip hop com 23%, as mais citadas pelos alunos. Em contraposição, as demais não chegaram a atingir, individualmente, o índice de 10% das citações, totalizando juntas 43%, referindo-se 2% desse total a afirmação a não existência de tais práticas nas comunidades.
3.2 . Práticas artístico-culturais vienciadas pelos alunos como integrantes
GRÁFICO 02
Quanto à categoria das práticas artístico-culturais vivenciadas pelos alunos como integrantes, podemos observar no gráfico 2, que apenas 24% dos alunos afirmaram participar em alguma manifestação desse tipo. A grande maioria, 76%, afirmou não participar de nenhuma dessas práticas.
3.3 . Práticas artístico-culturais presentes na escola
GRÁFICO 03
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
MEG, A MINHOCA FELIZ!
Trabalho de "Stop Motion" realizado com os alunos do 2º ano da E.M. Z...
-
Registro do ensaio final da apresentação na Escola Municipal Zeneide Igino de Moura, Natal/RN, em 2011.
-
Continuando nosso passeio sobre a história do cinema se faz necessário conhecermos um fenômeno chamado de persistência da visão...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigada pela colaboração !participe sempre!