quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

CONT.

processo de ensino é corroborar com o sistema dominante que impossibilita o desvelamento da identidade cultural do sujeito. Por tal razão, devemos nos esforçar pela construção de uma cultura plural, que se faça na interação entre as diversas culturas presentes no território brasileiro e na escola, de modo a eliminar qualquer justificativa para formas de discriminação e exploração, tornando o Brasil, verdadeiramente “um país de todos”.

     
REFERÊNCIAS

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CERTEAU, Michel de. A cultura no plural. 3 ed. São Paulo: Papirus, 2003.
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FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio Século XXI Escolar: O minidicionário da língua portuguesa / Aurélio. Buarque de Holanda Ferreira; Coordenação de: edição, Margarida dos Anjos, Marina Baird Ferreira Ferreira; lexicografia; Margarida dos Anjos... [et al.]. 4. ed. rev. Ampliada. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

FREIRE, Paulo. A pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 41 ed., 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 33 ed., 2006.
FREIRE, PAULO. Educação como prática da liberdade. Paz e Terra, RJ, 1977.

GALVÃO, Dácio.Capoeira. In: Jornal Galante, Natal, Rio Grande do Norte, 2001. N. 6.

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OLIVEIRA, Inês Barbosa e SGARBI, Paulo (orgs.). Redes Culturais: diversidades e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
OLIVEIRA, Inês Barbosa. Pesquisa no/do cotidiano das escolas, sobre redes de saberes. RJ: DP&A, 2001.

PENIN, Sônia.  A aula: espaço de conhecimento, lugar de cultura. Campinas, SP: Papirus, 1994.

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