domingo, 12 de fevereiro de 2012

cont.

Tal escola oferece, no período diurno, o ensino fundamental regular e no noturno, a EJA e o Projeto Tecendo o Saber. É localizada na zona oeste da cidade do Natal, no bairro da Cidade da Esperança, cujos moradores são, em sua maioria, trabalhadores assalariados ou informais. Esta comunidade apresenta o ‘benefício’ de possuir um número considerável de escolas que oferecem os 3º e 4º níveis da EJA, atendendo não só os moradores do bairro como os das circunvizinhanças.
O público alvo dessa pesquisa é composto por uma turma formada por 23 alunos na faixa etária entre os 17 a 65 anos, havendo uma espécie de bipolarização em relação a faixa etária, pois  12 possuem  idade  dos 40 a 65 anos e 11, entre os 17 a 28 anos. Vale ressaltar que desses alunos são justamente os de maior idade os que participam de maneira mais sistemática das manifestações culturais populares. Em sua maioria estão inseridos no mercado de trabalho informal, exercendo funções como costureira, diarista, mecânico, vendedor, do lar, estudante entre outras do gênero.
Desse modo, elegemos como questão norteadora desvelar a importância das práticas artístico-culturais vivenciadas por alunos da EJA para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da arte.
Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: seleção do material bibliográfico sobre o tema, leitura e fichamento de obras teóricas referentes às práticas culturais e suas contribuições ao processo de ensino-aprendizagem.
Paralelamente ao início dos estudos teóricos iniciamos a fase de levantamento de dados, da seguinte forma:
Aplicação de um questionário, em sala de aula, no qual os alunos, individualmente, respondiam as seguintes interrogações:
1. Quais as práticas artísticas e culturais (grupos de dança, lutas, música e outros) que você observa na comunidade?
2. Você participa de algumas dessas práticas? Quais?
3. Você observa algumas dessas práticas na escola? Quais?

Quanto ao tratamento dos dados obtidos, analisamos à luz das leituras e reflexões críticas realizadas no percurso desta pesquisa e, assim chegamos as  categorias de análise mais recorrentes nos discursos referentes à importância e à (in)existência de práticas artístico-culturais na comunidade, na vida dos alunos

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