quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

cont.

A nossa conceituação tanto para práticas chamadas culturais, quanto para as artístico-culturais tem como embasamento os postulados teóricos de Certeau (2003, p. 143). Segundo ele as primeiras ligam-se a “[...] ação pela qual cada um marca aquilo que outros lhe dão para viver e pensar [...]” ou ainda “[...] o modo como um grupo se constitui, toma consciência de si e torna-se sujeito de sua própria história” (Certeau, 2003, p.247). Em nossas leituras percebemos que as últimas, por outro lado, estão ligadas as primeiras, pois podemos afirmar que quando estas ações são realizadas através das linguagens artísticas podemos concebê-las como práticas artístico-culturais.


2 . Estruturando o cenário: O ensino de arte e as práticas artístico-culturais na EJA


A cultura é uma noite escura em que dormem as revoluções de há pouco, invisíveis, encerradas nas práticas -, mas pirilampos, e por vezes grandes pássaros noturnos, atravessam-na; aparecimentos e criações que delineiam a chance de um outro dia.
(Certeau)



    A obrigatoriedade do Ensino de Arte nos diversos anos da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos abriu espaço para diversas interpretações, principalmente no que se refere à Educação de Jovens e Adultos. Ao fazer uma adaptação de uma proposta didática realizada para alunos do chamado “ensino regular”, alguns profissionais da área, em sua grande parte, desenvolveram práticas pedagógicas que não valorizavam as experiências e os conhecimentos prévios dos educandos, desconsiderando, na maioria das vezes, o vínculo entre educação, trabalho e práticas sociais e culturais.
    O que poderia ser compreendido por desenvolvimento cultural? Uma sociedade em que
 Coloca-se o peso da cultura sobre uma categoria minoritária de criações e de práticas sociais, em detrimento de outras [...]”  Segundo a qual “[...] campos inteiros da experiência encontram-se [...] desprovidos de pontos de referência que lhes permitiriam conferir uma significação às suas condutas, às suas invenções, à sua criatividade” (CERTEAU, 2003, p. 142)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigada pela colaboração !participe sempre!

MEG, A MINHOCA FELIZ!

                             Trabalho de "Stop Motion" realizado com os alunos do 2º ano da E.M.                              Z...