quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

cont.

Tendo a Capoeira e o Hip Hop surgido no Brasil como formas de resistência, apresentam-se como práticas de tática. Um grupo social na situação de opressão a que está submetido percebe-se impedido de exercer os seus saberes, crenças e hábitos culturais. E neste contexto de opressão, no campo do inimigo, do próprio instituído por uma sociedade escravocrata e capitalista (lugares de onde administram seu poderio opressor), desenvolve maneiras de desvencilharem-se da ordem imposta, mas sem poder escapar-lhe totalmente.
Com referência ao texto de Galvão (2001), a palavra Capoeira, afirmam alguns etnólogos, é originária do tupi-guarani, significando “caa” - mato e “pueira” - que foi mato”, não por acaso lugar para onde o negro escravo fugia.
O estudo supracitado discorrendo sobre a origem da Capoeira, afirma que a maior parte dos estudiosos do assunto, defende que sua origem se deu no Brasil pelos negros bantos naturais de Angola, no período de 1600. Como argumento esses estudiosos apontam a não existência de lutas semelhantes nas ex-colônias do continente americano.
Praticada inicialmente apenas pelos negros escravizados nas senzalas e quilombos, a ascensão da Capoeira se dá na metade do século XIX, quando deixa a exclusividade das senzalas e passa para os centros urbanos como o Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Desta forma, amplia a presença de sua prática não só entre os negros e pobres como entre os brancos, dando início a atitudes de perseguição e opressão chegando a ser associada à criminalidade no código penal de 1890. Ações estas “[...] que, graças ao postulado de um lugar de poder(a propriedade de um próprio), elaboram lugares teóricos(sistemas e discursos totalizantes), capazes de articular um conjunto de lugares físicos onde as forças se distribuem”(CERTEAU,1994,p.102).
A Capoeira só saiu da ilegalidade (GALVÃO, 2001) na década de 1930, dando início a alterações relevantes como a criação de duas modalidades: a de Angola e a Regional. A primeira considerada Capoeira-mãe, ligada a Vicente Ferreira Pastinha (1889-1981), o mestre Pastinha, preserva a tradição desta luta, suas características originais como a mandinga, a improvisação, a movimentação lenta e rasteira. A Capoeira Regional, criada por Manoel dos Reis Machado (1900-1974), o mestre Bimba, tem raízes na modalidade de Angola diferenciando-se desta por pretender o desenvolvimento de movimentos mais ágeis e orientar-se, fundamentalmente, para o combate e para a luta, incorporando técnicas de lutas como o jiu-jitsu e o boxe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigada pela colaboração !participe sempre!

MEG, A MINHOCA FELIZ!

                             Trabalho de "Stop Motion" realizado com os alunos do 2º ano da E.M.                              Z...