quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

cont.

 3. Apreciando e considerando as artes de ser e fazer dos alunos da EJA: Encaminhamentos finais

O cotidiano se inventa com mil maneiras de caça não autorizada.
 (Certeau )


No curso dessa pesquisa, as categorias obtidas a partir da análise dos dados coletados, foram relacionados às práticas artístico-culturais que: 1. estão presentes nas comunidades atendidas; 2. são vivenciadas pelos alunos como integrantes; e 3. se fazem presentes na escola. Chegamos assim aos dados abaixo apresentados:


3.1 . Práticas artístico-culturais presentes nas comunidades atendidas

GRÁFICO 01



A partir do gráfico 1 podemos observar a presença significativa de práticas artístico-culturais nas comunidades atendidas, sendo a Capoeira, com  34%, e o Hip hop com 23%, as mais citadas pelos alunos. Em contraposição, as demais não chegaram a atingir, individualmente, o índice de 10% das citações, totalizando juntas 43%, referindo-se 2% desse total a afirmação a não existência de tais práticas nas comunidades.

3.2 . Práticas artístico-culturais vienciadas pelos alunos  como integrantes



 GRÁFICO 02




Quanto à categoria das práticas artístico-culturais vivenciadas pelos alunos como integrantes, podemos observar no gráfico 2, que apenas 24% dos alunos afirmaram participar em alguma manifestação desse tipo. A grande maioria, 76%, afirmou não participar de nenhuma dessas práticas.


3.3 . Práticas artístico-culturais presentes na escola


GRÁFICO 03
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigada pela colaboração !participe sempre!

MEG, A MINHOCA FELIZ!

                             Trabalho de "Stop Motion" realizado com os alunos do 2º ano da E.M.                              Z...